Resenha: O Lado Bom da Vida - Matthew Quick.






SinopsePat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. Uma história comovente e encantadora, de um homem que não desiste da felicidade, do amor e de ter esperança.




Uma história sobre amor, superação e finais felizes.

O Lado Bom da Vida conta a história de Pat Peoples, um ex-professor que acaba de sair de uma instituição psiquiátrica, mas não se lembra o que fez para entrar neste "lugar ruim", o que aconteceu para que sua esposa, Nikki, quisesse que ficassem um "tempo separados" ou quanto tempo se passou desde então. Tudo o que sabe é que as coisas estão muito diferentes, e que está disposto a reconquistar sua esposa, porque acredita nos finais felizes e fará o que for preciso para alcançar o seu.
Pat se torna outra pessoa, tanto por dentro quanto por fora. Começa a malhar, correr, perder peso. Passa a ler os livros preferidos de Nikki e a praticar ser gentil ao invés de ter razão. Ele literalmente se torna outro homem. E só deseja que sua [ex]esposa saiba disso.
Morando com os pais, Pat vê seu irmão com frequência nos dias de jogos dos Eagles. Seu pai e seu irmão são torcedores fanáticos, e ele também costumava ser. Mas parece o humor de seu pai depende apenas do resultado dos jogos, o que o torna inconstante. Na verdade, a vida do pai de Pat gira em torno dos Eagles. E isso faz com que Pat torça cada vez mais pela vitória de seu time.
Enquanto continua sua jornada rumo ao fim do "tempo separados", Pat conhece Tiffany, alguém que é vista como louca pela maioria das pessoas. Mas, afinal, o que é a loucura? Será que todos nós não somos um pouco loucos?
Pat, como qualquer pessoa, tem seus dias ruins, mas nunca deixa de acreditar no lado bom da vida. Ele acredita que tudo vai melhorar, e que uma hora seu final feliz finalmente chegará.

Do meu ponto de vista, todos deveriam ler este livro. Matthew Quick me fez rir e, acima de tudo, pensar. É um livro que realmente te faz enxergar o lado bom das coisas e perceber que, de alguma forma, ele sempre está lá. Pat nos ensina que sempre devemos seguir em frente. Sua vida está longe de ser perfeita. Ainda assim, ele permanece positivo e acredita que tudo ficará bem. As coisas podem não ser como ele espera mas, no fim das contas, tudo dá certo. Até a pessoa mais negativa do mundo terminaria de ler este livro pensando que finais felizes realmente podem existir, mesmo que sejam inesperados. Apenas temos que ter paciência e acreditar.
O livro nos mostra tudo isso de forma leve, divertida e comovente.

Publicado no Brasil pela editora Intrínseca, a capa é baseada no filme, que conta com a atriz Jennifer Lawrence e o ator Bradley Cooper, intérpretes de Pat e Tiffany no longa.
O filme é bem diferente do livro, mas a proposta principal é a mesma. Contudo, o livro te proporciona uma visão moral, enquanto o filme é ótimo para dar boas risadas.

Um livro recomendado para qualquer pessoa de qualquer idade.
Pois, afinal, qualquer um pode ser capaz de enxergar o lado bom da vida.

4 comentários

  1. Amei esse livro... o meio é meio cansativo, porém o final foi lindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas partes são um pouco repetitivas mesmo, mas a história em si é ótima e a mensagem que ele transmite faz a leitura valer a pena. =)

      Excluir
  2. Adorei sua resenha!
    Quero muito ler esse livro, parece ser uma história muito bonita.
    Beijos!
    Monomaníacas por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! O livro é muito bom, leia que você não vai se arrepender :)

      Excluir

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger