Resenha: Jogos Vorazes - Suzanne Collins.





SinopseApós o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?






Como não amar?

Panem é dividida em 12 distritos, mas nem sempre foi assim. Antes, quando eram 13, o último distrito rebelou-se contra a Capital e digamos que o resultado não foi muito bom. O Distrito 13 foi destruído e as coisas só pioraram desde então. Como uma forma de lembrar quem está no comando, a Capital começou a promover os Jogos Vorazes, uma competição anual onde cada distrito deve enviar um menino e uma menina de 12 a 18 anos como tributos para...
Morrer.
Sim, morrer. Porque, se só pode haver um vencedor, ou o menino, ou a menina, ou os dois, vão morrer.
Mas o pior que todos terão que assistir. A transmissão dos Jogos é obrigatória, e todos precisam assistir a 24 jovens se matando e lutando para sobreviver.
Os jovens são escolhidos por um sorteio que acontece no dia da colheita. Aos 12 anos, você precisa colocar seu nome uma vez. Aos 13, duas. Aos 14, três, e assim em diante. Mas a Capital também oferece Tésseras, um suprimento de grãos que você ganha em troca de colocar seu nome mais uma vez para o sorteio.

O livro é narrado por Katniss, uma habitante do distrito 12. Katniss tem 16 anos e mora com sua mãe e sua irmã, Prim, de 12 anos. Sua família é pobre e, por isso, ela tem a necessidade de colocar seu nome diversas vezes para o sorteio. Este é o primeiro ano em que a sua irmã, Prim, precisa colocar seu nome. Katniss não deixa que ela pegue as Tésseras, ou seja, as chances de Prim ser escolhida são mínimas. Seu nome é apenas um entre centenas.
Katniss é um tipo de rebelde. Ela e seu amigo, Gale, vivem da caça ilegal. Seu pai morreu quando era mais nova, o que a fez amadurecer bem rápido. Além do fato de que qualquer um amadurece tendo que passar fome.
No dia da colheita, Effie Trinket vai sortear os nomes dos dois jovens mais "sortudos" do Distrito 12. E adivinhem quem é a menina? Primrose Everdeen.
Sim, a Prim. Irmã de Katniss Everdeen. A que colocou o nome apenas uma vez. Essa menina tem muita sorte mesmo.
Katniss não aceita que sua irmã vá para uma arena onde 23 pessoas vão tentar matá-la. Com um ato de desespero, ela se oferece para tomar o lugar de Prim na competição.
O menino sorteado é Peeta Mellark, filho do padeiro local.
E o resto do livro é totalmente viciante.

Eu tenho muitos amigos Tributos e, antes de ler Jogos Vorazes, eles viviam dizendo que o livro era muito bom, que eu tinha que ler, que eu ia gostar... E não é que eles estavam certos?
Toda a trilogia é maravilhosa. O problema é que dá vontade de ler tudo de uma vez e isso acaba acontecendo mesmo. Eu li tudo muito rápido, pra saber tudo de uma vez, ansiosa pela próxima página, pela continuação.
Jogos Vorazes é um dos melhores livros que já li. É da autora Suzanne Collins, e foi publicado no Brasil pela editora Rocco.

E para você que ainda vai ler...
Bons Jogos Vorazes.
E que a sorte esteja sempre ao seu favor.

4 comentários

  1. Não acredito ainda que eu não tenha lido esse livro. Tenho os 3 aqui em casa, e já vi o filme... Maior sacrilégio com a literatura. Agora nas férias essa série é minha prioridade!
    Adorei teu blog. <3

    http://www.livrosechimarrao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A trilogia é muito boa! O filme é bem fiel ao livro (comparando com outras adaptações), mas o livro é bem mais detalhado e emocionante. Espero que você goste assim como eu gostei =)
      Muito obrigada, eu também adorei o teu <3

      Excluir
  2. Oiii te indiquei para o selo The Versatile Blogger Award lá no blog dá uma olhadinha http://commeuslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger